![]() |
![]() |
|
Criação Informações sobre criação, seleção, ninhadas... |
![]() |
|
Narzędzia wątku | Wygląd |
|
![]() |
#1 |
Junior Member
|
![]()
Aplaudo quer a iniciativa da Paula quer a resposta do Miguel. Assim vale a pena discutir
![]() A minha opinião é que os exames e ninhadas bem estudadas são importantes para a raça mas... há algo que, correndo mal, pode ser ainda mais destrutivo. A selecção dos donos. O risco é o mesmo do Husky: tornaram-se populares, foram ter a muitas mãos erradas, foram abandonados e mal tratados por gente atraída apenas pelo aspecto. Hoje são desvalorizados e com muitos mitos à volta deles. Não tenho dúvidas que a maior parte das pessoas não está preparada para criar um CLC. Vejo isso nos treinos da Misty... todos os cães, mesmo cachorros, são "easy-peasy" comparados com ela. Não é uma dominância agressiva mas inteligente, insistente e manipuladora, o que exige força mental e conhecimento sobre comportamento que poucas pessoas têm. O controlo da displasia é básico e convém estar atento às outras doenças cujos genes recessivos estão mais disseminados do que se poderia pensar. A ver: DM e Dwarfism. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
Junior Member
|
![]()
Como amante de animais, admiradora de cães e proprietária de uma CLT, fico muito feliz de ver as boas intenções da Paula e a resposta educada e interessada do Miguel.
Como diz o ditado: "Conversando é q se entende". Espero q cada vez mais a raça atraia pessoas comprometidas e responsáveis. Claro q essas são minoria, mas acredito q pessoas assim possam fazer a diferença e possam superar os estragos de proprietários e criadores despreparados ou mau intencionados. Todos nós aqui de uma forma ou de outra amamos a raça e queremos o melhor p/ ela. Torço p/ q nossas melhores expectativas se confirmem no futuro. Um gde abraço a todos. ![]()
![]() |
#3 | ||||
Moderator
|
![]() Cytat:
Se tiverem problemas novamente para enviar, fico a disposição de vocês para resolver. Cytat:
Tem uma penca de Cães Lobos que foram radiografados já velhinhos, mas velhinhos mesmo, tipo de 6 anos pra mais, Kondor z Krotkovskeho dvora (HD: B) , Iran Zemplinska Oblast (HD: A) são dois bons exemplos. ![]() Porém, existem sim casos de cães A que depois pioraram para C, D ou E, mas ainda não vi um desses acontecendo quando radiografados com 24 meses, os que acompanhei foram em Buldogues e Pastores Alemães radiografados com 12, o que de fato é muito novo. Cytat:
Atualmente se aconselha também a fazer os exames de Displasia de Cotovelos, mesmo sendo a esmagadora maioria do cães isentos, a doença é bem séria e pode fazer um enorme estrago na raça se não for controlada, o exame é feito aproveitando já a anestesia usada para fazer os exames de Displasia Coxofemoral, então fica aí a dica. ![]() Cytat:
Não tenho palavras para dizer o quanto agradeço a tua compreensão e disponibilidade neste tópico, estava mesmo com medo de magoar qualquer um, pois é um assunto muito importante, porém chato e extremamente delicado. É assim que vamos evoluindo nossa criação! Um abração da matilha verde e amarela!
![]() |
![]() |
#4 | |
Moderator
|
![]() Cytat:
Vou entrar em contato com ela assim que voltar de viagem para ver se podemos também enviar as amostra para ter nossos cães testados. Em relação a seleção da Mielopatia Degenerativa, acho que é algo que tem que ser bem discutido pois qualquer descuido e podemos ter o pool genético da raça afetado, assim como mais linhas de sangue perdidas. Eu passei esse tópico para o português há um tempo atrás, podemos usar ele para debater sobre isso, acho que seria bem interessante, Aqui.
![]() |
![]() |
#5 | |
Junior Member
|
![]() Cytat:
Já vi que existe um tópico quer para a DM quer para o ananismo por isso depois acrescentarei lá os meus comentários. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
Moderator
|
![]()
Falei com a Daniela e já podemos enviar as amostras para fazer os exames para a presença do gene SOD1 , um dos causadores da Mielopatia Degenerativa, coloquei la no tópico explicando, é bem fácil e simples de pegar as amostras usando o swab bucal.
Miguel, as informações enviadas foram atualizadas, para que os exames de displasia apareçam na base de dados tem que enviar a imagem do laudo (scaneada ou foto). Mas já estás aparecendo lá com criador regular ![]() Eu vi que o Administrador colocou a minha xará (Walkiria de Paula) com o pedigree errado, já enviei para ele a correção, a principio foi o que percebi de errado, se encontrares alguma coisa a mais é só avisar (depois vou ver tudo com bastante calma).