|
Off-Topic Sobre tudo e nada, uma boa maneira de passar seu tempo livre... |
|
Thread Tools | Display Modes |
24-11-2009, 04:22 | #1 | |
Moderator
|
Pastor da Mantiqueira
Ao que parece, uma nova raça brasileira está querendo o seu espaço e reconhecimento no meio cinofilo, o Pastor da Mantiqueira:
Quote:
Até hoje é comum encontrar pessoas aqui vendendo pressupostos cães "Pastores Alemães", que não passam da mistura entre Pastor Belga (que normalmente é associado pelos leigos como o Pastor Alemão Preto) ou Pastor Branco com Pastor Alemão, chamando-os de policiais. Não é a primeira vez que certas misturas de cães, e até mesmo cães puros vão parar em regiões restritas e acabam sofrendo uma rigorosa seleção pela população local, que normalmente utiliza estes cães para trabalhar, com o tempo os cães vão sendo selecionados devido as caracteristicas que lhes ajudam no trabalho e acabam seguindo um certo padrão, pelo o que parece, esta é também a história dessa nova raça. E da mesma cor lobeira (agouti) dos nossos cães, temos o que eles chamam de Azulego "( base amarela com pelos pretos interpolados)" Alguma semelhança? No mais, quem quiser maiores informações sobre a raça ou aos brasileiros que vivem na região de Minas Gerais/São Paulo/Rio de Janeiro e que possivelmente tem ou conhece algum exemplar da raça, pode acessar os seguintes sites http://www.pastordamantiqueira.com.br/ http://www.caracudoipe.com/portugues/pastor mantiqueira.htm
17-12-2009, 04:39 | #2 |
Junior Member
|
Legal saber disso.
Mas não achei q os cães apresentados se parecessem muito entre si. P/ mim ficou mesmo a impressão q se tratavam de mestiços de Pastores. Sei q o histórico da raça é esse mesmo, mas não acho q a coisa esteja sendo feita de forma organizada e responsável p/ realmente no futuro poder ser reconhecida como uma nova raça... Outra coisa: oq não vai aparecer de donos de Pastores em geral s/ pedigree dizendo q seu cão se trata de um exemplar da raça não vai ser brincadeira, hein!!! RSSSS Esperem só p/ ver!
I choose my friends by the way they treat animals. Last edited by TipTop; 17-12-2009 at 04:41. |
17-12-2009, 18:55 | #3 |
Moderator
|
Eu ja fico imaginando quantos anuncios de jornal vamos encontrar com verdadeiros pastor-lata sendo anunciados como filhotes do legitimo Pastor da Mantiqueira
Pelo o que deu pra ver em alguns videos no Youtube sobre a raça, não me admira se estiver acontecendo dos proprios pressupostos criadores da raça estarem confundindo vira-latas com o Pastor da Mantiqueira, porém, também deu pra ver alguns cães bem padronizados, o que não é algo tão comum numa raça que está recem começando. Se não me engano, para conseguir o reconhecimento da CBKC, tem que ter "tantas" linhas de sangue base e o plantel tem que estar relativamente padronizado... isso o Pastor da Mantiqueira aparentemente tem bastantes chances de conseguir. Porém, quando falamos do reconhecimento máximo, que é a FCI, me parece que o Pastor da Mantiqueira começou pecando em certo aspecto: No site da raça não consta absolutamente NADA sobre doenças, sobre Displasia coxofemoral e Displasia de cotovelos, doenças que são hiper comum no Pastor Alemão, mais ainda nos ditos policiais, que deram origem a nova raça. Tenho esperanças de que essa "despreocupação" seja momentanea, visto que aparentemente eles estão tentando fazer inicialmente um cadastro dos cães existentes, para começar então com a seleção propriamente dita. Espero que eles não caiam no mesmo erro que várias raças brasileiras cairam, inclusive reconhecidas, com a falsificação de linhas de sangue base, fazendo Registro Inicial de cães com pedigree bem conhecido para conseguir as 8 linhas de sangues requeridas pela FCI para o reconhecimento.
18-12-2009, 03:19 | #4 |
Junior Member
|
Bem lembrado esse lance sobre doenças genéticas e em especial a displasia.
Infelizmente pelos videos q vi,(espero estar enganada) as pessoas envolvidas na raça não me passaram a impressão de estarem bem informadas do manejo básico de um cão, oq dirá então a respeito de uma doença hereditária e poligênica somente detectável atraves de RX. Espero q os criadores tenham a conciência q não basta apenas os pais da ninhada serem negativos. É preciso checar as gerações anteriores p/ minimizar as chances do problema aparecer. Infelizmente, num país como o nosso q boa parte da população não tem acesso a saúde básica, d uvido muito q deêm atenção a saúde desses cães. Mas como disse anteriormente: será uma agradável surpresa perceber q talvez eu esteja errada! Não é questão de criticar o trabalho dos outros, mas sim uma forma de alertar publicamente sobre o problema, visando contribuir c/ a nova raça...